sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bendito é o fruto do seu ventre...

Falar das plantas para mim, é como se estivesse falando de um universo à parte. E que cuidado devo ter, pois estou apenas no começo da minha caminhada no que diz respeito ao conhecimento deste reino.
Me pergunto, por onde começar? Falando de uma planta específica? Ou de um produto de seu metabolismo? De uma tintura? de um medicamento fitoterápico?
Aí paro, e preparo um chá... sim... um chá reconfortante de capim limão (alguns chamam de erva-cidreira) para quem não sabe, Cymbopongon citratus (D.C.) Stapf. (fonte da imagem: celebreavida.wordpress.com).

Para falar a verdade, só este meu chá de capim limão (ou erva cidreira, como queira), já daria um livro... Você não acredita?
Vamos analisar quantos ítens poderíamos discorrer para conhecer mais profundamente o nosso cházinho de erva-cidreira.
Primeiro entenderíamos a sua origem, de onde ele veio? como foi descoberta a sua propriedade calmante? Como é o seu nome científico (esse eu já falei ali em cima...), de que família é?
Sim, porque as plantas também têm nome e sobrenome. Elas tem uma família.
Isso não é só. Poderíamos discorrer sobre sua composição, porque como o ser humano, ela é composta por células e moléculas.
Poderíamos escolher ainda, discorrer sobre os seus metabólitos ( são os produdos que a planta produz no decorrer da sua vida), e não é só... eles são primários e secundários...
Poderíamos ainda falar sobre quantas formas de uso tem, e mais ainda... Para quais finalidades pode ser utilizada. Poderíamos falar sobre o seu uso humano e veterinário. Sim, porque ela pode ser boa também para algum animal...
E mais, poderíamos falar sobre o seu uso externo... Sim... de que forma? pode ser em forma de pomada, ou de alguma máscara cosmética para o embelezamento da sua cútis...
Eu não disse que só deste cházinho daria um bom livro?
A minha intensão na verdade não é escrever um livro...pelo menos, não por hora...
O objetivo maior é começar a entrar neste reino tão vasto, pedindo licença com todo respeito, para que, com o aprendizado venhamos a formar uma parceria...
Uma parceria de uso racional e resultados excelentes...

Dra. Maria Lúcia

site: www.saudeintegralnanet.com
http://agrandezadouniverso.blogspot.com/










2 comentários:

  1. Gostei muito da postagem! Muito inteligente, é sempre bom aprender e aqui estou encontrando muitas informações maravilhosas!
    Realmente o mundo das plantas é mágico!
    Mais uma vez Parabéns Dra.

    Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Magnico saber o que as plantas nos oferecem tantos beneficios!!!!!

    ResponderExcluir