quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PRINCÍPIOS ATIVOS (continuação)

Quando nascemos, sentímo-nos confortáveis e seguros nos braços maternos. Nossa mamãe com todo carinho nos acolhe, nos ama e nos alimenta.
Não precisamos temer a nada, tudo que temos de fazer é sugar o seu leite adquirindo assim os nutrientes necessários para crescermos e nos desenvolvermos.
Com as plantas não ocorre da mesma  forma. Desde que nasce, necessita desenvolver por sí própria seus recursos de alimentos e defesa.
Se assim não o fizer, com certeza não sobreviverá, não só pela desnutrição, como também pelos predadores que se aproveitarão de sua fragilidade e imobilidade.
Mas porque essa observação, você dirá? Simplesmente porque ela nos dará o caminho da compreensão sobre os princípios ativos que tanto ouvimos falar e que nos proporcionam infintas utilidades.
Vejamos isso mais de perto.  A planta durante seu processo de vida, desenvolve dois tipos de substâncias com objetivos específicos. Essas substâncias são chamadas  METABÓLITOS pois são produtos do metabolismo celular da planta, e são determinados PRIMÁRIOS e SECUNDÁRIOS, pois são utilizadas em um "primeiro momento da vida da planta" e em um "segundo momento da vida da planta".
Quando em fase de crescimento, a planta  necessita de nutrientes para seu desenvolvimento, assim como nós na infância necessitamos do leite materno.
Como a natureza é sábia dotou a planta de recursos que possibilitassem utilizar a energia do sol para sintetizar compostos orgânicos. Ou em palavras mais simples, transforma a água e o gás carbônico encontrado na natureza em oxigênio e carboidrato ( glicose ). Esse processo é chamado FOTOSSÍNTESE.
Dessa molécula de glicose ocasionada, derivará todo alimento necessário para planta  crescer e se desenvolver. É claro que esse processo de transformação de energia luminosa em energia química envolve muitas estruturas que a própria planta já contém, como  por exemplo, os CLOROPLASTOS, que são organelas contidas dentro de uma célula vegetal, que falaremos em um segundo momento.
Voltando ao metabolismo celular da planta... A partir da molécula de glicose, formam-se ciclos de transformação, que geram outras moléculas e finalmente, substâncias que são utilizadas pela planta para determinadas finalidades. São denominadas, ROTAS METABÓLICAS.
Sobre estas rotas, escreverei em um tópico específico.

(imagens retiradas da internet)

Um abraço,
Dra. Maria Lúcia

Site: www.saudeintegralnanet.com

http://agrandezadouniverso.blogspot.com/






2 comentários:

  1. First I want to congratulate you for this amazing blog!
    Want to know about shopping mall hotels and many more.
    Log On To http://www.whydubai.net

    We hope you like it. Please send us any feedback and help us improve the sites further.

    ResponderExcluir
  2. Hi, thank's for depoimment in my blog.
    Hope your visit's, and stands every talkyng for too.
    Great, dear

    ResponderExcluir