domingo, 29 de janeiro de 2012

SIMBOLO DA FARMÁCIA E ACUPUNTURA

                             A cobra enrolada na taça é conhecida como o símbolo da farmácia, e tem origem na Grécia antiga. Segundo as literaturas, o símbolo da farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça). Existe a lenda que conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipócrates e quando estava para pica-lo, ele olhou para a serpente e disse: "Se queres me fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra tua peçonha. Se estás com fome, te alimentarei". Então ele pegou a taça onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu à serpente, esta desceu do cajado, enrolou-se na taça e bebeu o leite. Desta forma criou-se o símbolo da medicina que é a cobra envolvendo o cajado e o símbolo da farmácia que é a cobra envolvendo a taça.



       A acupuntura é um dos métodos milenares da Medicina Tradicional Chinesa que visa à obtenção do equilíbrio energético através da inserção de agulhas em pontos localizados em todo corpo.       É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental e inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang (teoria dos opostos), da teoria dos cinco elementos (ou cinco movimentos) e da circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

       A aplicação dessa compreensão é usado tanto para tratamento e prenvenção de doenças, quanto para manutenção da saúde psicológica.  Tem-se  como referência a utilização das leis que governam o funcionamento do organismo e sua interação com o ambiente de acordo com os ciclos da natureza. O diagnóstico é feito através de uma minunciosa anamnese, através da tomada do pulso (pulsologia), observação da consistência e coloração da lingua e alguns profissionais se prevalecem da iridologia.

        É uma das especialidades farmacêuticas, na qual o profissional associa seus conhecimentos da medicina e farmacologia ocidental integrando-os às técnicas orientais, beneficiando desta forma, seu paciente num contexto holístico.






                                                         Juramento do Farmacêutico 


" Prometo, em minhas funções de Farmacêutico,
orientar sempre, sem nunca me impor,
auxiliar no que for possível,
não pensando em gratificações e agradecimentos.
Juro não oferecer drogas que,
conscientemente, saiba eu serem nocivas à saúde.
Evitarei qualquer ato de maldade
ou que favoreça o crime e a corrupção.
Prometo ainda ser um amigo leal,
que mereça a confiança das pessoas
em seus momentos mais difíceis
E espero a graça divina do amparo
para que eu saiba cumprir com dignidade a minha profissão"



Post: Dra Maria Lúcia Carvalho
Site:  www.saudeintegralnanet.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário