terça-feira, 15 de maio de 2012

MATERIAIS UTILIZADOS EM ACUPUNTURA


                                                                       

Foto retirada da internet
    
A denominação acupuntura tem sua origem no latim: Acus = agulha e punctura = colocação, e  é um nome adaptado para o termo chines "Zhen Jiu" - (Zhen = Agulha, Jiu = Moxa) 
A acupuntura consiste na aplicação ou estimulação de pontos situados pelo corpo todo, ao longo de linhas imaginárias denominadas meridianos energéticos, tendo sido apontado pelos chineses aproximadamente 1000 pontos, sendo classificados 365 em 14 grupos principais.
Esses pontos podem ser estimulados através de agulhas, aquecidos com o calor produzido pela erva Artemísia vulgaris, ventosas, estímulos elétricos, sementes, imãs, esferas de aço, ouro ou prata, cristais, pressão com os dedos, stiper (com pastilhas de silício),  laser e feixes de luz.
Vejamos mais especificamente cada um destes materiais para estimulação de pontos energéticos da Medicina Tradicional Chinesa.
Agulhas = As agulhas utilizadas em acupuntura variam de tamanho e forma dependendo da finalidade e do local da aplicação. As mais utilizadas são as filiformes, que possuem uma forma de "antena", fabricadas em aço inox e esterilizadas já de fábrica, prontas para uso. 
Antigamente eram produzidas agulhas de ouro, prata e cobre e ainda são encontradas no oriente com esses materiais. Esse tipo de agulha é utilizado para ação intensa, porém não prolongada, pois são retiradas e descartadas após a terapia. 

Fonte: internet - Agulhas filiformes


Existem ainda as agulhas semipermanentes, em forma de "tachinha" e são utilizadas em auriculoacupuntura, podendo permanecer na orelha por até cinco dias. Seus tamanhos variam de 1,0mm à 2,0mm sendo escolhido de acordo com a finalidade do tratamento.


Fonte: Internet - Agulhas Semipermanentes

                                                                            
     Neste contexto ainda encontramos as agulhas Akabane, que são inseridas horizontalmente na orelha, atingindo desta forma vários pontos ao mesmo tempo. Geralmente utilizadas para tratamento em coluna permanecendo também por até cinco dias ou podem também serem utilizadas para aplicações intradérmicas. 

Fonte: Internet - Agulhas Akabane e filiformes
                                                                      
         
     As agulhas filiformes, podem ser também aquecidas através da artemísia ou mesmo estimuladas pela corrente elétrica, dependendo da origem da doença.

      A Moxa, ou moxabustão é uma técnica também utilizada na Medicina Tradicional Chinesa em patologias ou síndromes do frio, da tristeza ou da umidade, como as doenças reumáticas por exemplo. Acredita-se que o uso da moxa é ainda anterior ao das agulhas. É feita com a erva Artemísia vulgaris que pode ser em forma de charuto, bastão, lã, botões que são queimados diretamente sobre a pele ou utilizando-se de algum intermediário, como no caso do aquecimento da agulha já introduzida.

Fonte: Internet - Moxabustão
                                                                       
As ventosas são utilizadas para promover uma estimulação sanguínea local e agem estimulando o fluxo sanguíneo e linfático através da pressão negativa exercida sobre a pele e sucção ocasionada. É indicado para várias patologias como reumatismo, resfriados entre outras.

Fonte: Internet - Ventosas
                                                                      
Os estímulos elétricos são feitos através de eletrodos que se fixam em acupuntos e liberam sistematicamente pulsos elétricos de corrente farádica, que tem o objetivo de tonificar, sedar ou harmonizar os pontos.

                                      
                                                      Fonte: Internet - Eletroacupuntura

As sementes são utilizadas na orelha em acupuntura auricular para aquelas pessoas que têm medo de agulha, para os mais idosos ou crianças. São fixadas com um micropore ou esparadrapo, permanecendo ali por cinco ou sete dias. 

Fonte: Internet - Sementes de Mostarda

Os cristais de quartzo também são utilizados na orelha, destinados para tratamentos de dores cônicas como artrite, artrose, etc.)  

Fonte: Internet - Cristais Radionicos


Esferas de aço, ouro e prata são utilizadas também na orelha e fixadas com micropore, sendo que as de aço são  utilizadas para harmonização do ponto, as de prata para a sedação e as de ouro, tonificação. Permanecem também por cinco a sete dias. 

Fonte: Internet - Esferas de Ouro

Todos os materiais utilizados na orelha que não sejam agulha, devem ser estimulados manualmente conforme a orientação do acupuntor.
A magnetoterapia se utiliza de imãs com polos específicos que devem ser corretamente aplicados, tendo estes efeitos anti-inflamatórios ou tonificantes.

Fonte: Internet - Magnetos

As pastilhas de silício, denominadas stiper, são utilizadas em pontos que podem ser de dor localizada ou acupuntos, pois o silício tem uma frequência similar a do corpo, permitindo desta forma um rearranjo energético celular. Apresentam excelentes resultados em dores como torcicolos, musculares, entre outras.

Fonte: Internet - Pastilhas de Silício


O laserpuntura ou cromopuntura também são técnicas relevantes, devido ao estímulo indolor provocados por laser de baixa intensidade que só são contra indicados na região de baixo ventre no primeiro trimestre da gravidez.

Fonte: Internet - Laser de baixa intensidade


Acupressão é utilizada através da pressão dos dedos em pontos específicos, como nas massagens orientais, a mais conhecida é o Shiatsu. 

Fonte Internet - Shiatsu

Sem dúvida, todos estes materiais são de extrema utilidade para o profissional acupuntor e seu uso depende de uma boa avaliação para identificação correta da síndrome apresentada e da técnica estabelecida.

Texto informativo: Dra. Maria Lúcia Carvalho 


Nenhum comentário:

Postar um comentário