terça-feira, 8 de maio de 2012

O QUE SÃO TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES



Problematização

    Vivemos numa época de intensa competitividade no mercado de trabalho e da urgência na concretização de sonhos e objetivos incentivados pelo grande acesso à mídia, através da TV e da Internet. Essa urgência leva ao corre-corre que gera má alimentação, noites mal dormidas, sedentarismo, que como consequência, desencadeia um processo fisiológico denominado estresse que, se vivido em grande intensidade, libera substâncias no organismo que se tornam prejudiciais à saúde como um todo, levando à depressão, agressividade, queda no desempenho profissional e outras doenças ditas, da atualidade.
    Esse tem sido tema de intensas pesquisas dos profissionais da saúde e da atenção dos empresários, para que a empresa se torne uma continuidade saudável da vida do seu funcionário de forma que investem na saúde física, mental e emocional de seus colaboradores, trazendo opções educacionais dentro do próprio ambiente de trabalho, conscientizando-os a um novo paradigma existencial.
Palestras, campanhas, dinâmicas, massagens, ginásticas laborais são alguns dos mecanismos utilizados hoje pelas empresas.

Acesso à saúde

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado completo de bem estar físico mental e social e não apenas a ausência de doenças.                                                      
    A medicina hoje já abre as portas a essa  concepção, na qual o homem não é mais visto apenas como uma parte, dando enfoque apenas à sua  doença, mas, já passa a ser visto como um ser complexo, com influências físicas, mentais e sociais repercutindo em manifestação de saúde ou de moléstias.
    O acesso à rede publica de saúde ainda é dificultoso, e nem todas as pessoas se dispõem a pagar um plano mensal para casos emergenciais, ou mesmo, o acesso medicamentoso pode se tornar dispendioso para o assalariado. Sem contar na perca de dias trabalhados, mediante atestado de doenças incapacitantes que já não se pode atenuar a não ser com tratamento médico e terapêutica medicamentosa. Tornando com isso mais vantajoso com certeza, a conscientização da prevenção e manutenção da saúde ao invés da recuperação quando já se tem a doença instalada. É a chamada medicina preventiva.
                                                    
                                               Fonte: Imagem retirada da internet



Terapias Integrativas ou holística


    Desde os finais da década de 70 a OMS criou o programa de Medicina Tradicional, e desde então, são formuladas politicas de atuação para a prática das terapias e técnicas que visam o tratamento de forma natural estimulando os recursos energéticos do próprio organismo.
    No Brasil as práticas das terapias integrativas e complementares já são aderidas pelo SUS, sendo as mais comuns, Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia e Massoterapia.
Fonte: Imagem retirada da internet

    O objetivo desta modalidade de medicina ou terapêutica, é estimular a auto cura, partindo do princípio que o homem não é só constituído do corpo material, mas é um ser complexo, composto por mente, espírito e matéria, sendo necessário, portanto uma visão holística abrangendo o aspecto geral de sua vida.
     Tem como objetivo, um equilíbrio entre todos os seus aspectos, para que ele alcance a sua plenitude humana, e com isso preserve, previna ou mesmo recupere a sua saúde.
     Os profissionais habilitados para esses atendimentos são médicos ou profissionais da saúde devidamente capacitados com as respectivas técnicas.
     Sendo profissionais não médicos, a atuação das terapias é complementar, ou seja, não devem interferir no tratamento médico, mas apoiar este tratamento para  que o corpo do paciente responda mais prontamente à terapêutica alopática utilizada. Portanto todo trabalho efetuado por profissionais das técnicas complementares e integrativas é somar ao trabalho do médico, visando o bem maior que é a saúde do paciente.



Técnicas existentes


    Existem provavelmente 800 técnicas ou mais, de medicina natural e integrativa, sendo que muitas delas ainda encontram resistência no meio acadêmico, devido à falta de comprovação de sua eficácia de forma científica, e cerca de 4.000.000 de brasileiros se beneficiam destas práticas para recuperação de sua saúde.

                                           
                                                 Fonte: Foto retirada da internet

Algumas das práticas mais conhecidas são:

- Acupuntura

- Auriculopuntura

- Laserpuntura

- Eletropuntura

- Moxabustão

- Ventosaterapia

- Sangria

- Homeopatia

- Fitoterapia

- Florais

- Massoterapia

- PNL – Programação Neurolinguística

- E.F.T – Emotional Freedom Techniques

- Antroposofia

- Ortomolecular

- Quiropraxia

- Iridologia

- Termalismo

- Reflexologia

- Escalda Pé

- Aromaterapia

- Cromoterapia

- Magnetoterapia

- Tuina

- Dietética Funcional

Entre outras.

Abrangência dos tratamentos


- Estresse e todas as manifestações decorrentes

- Estafa, síndrome da fadiga crônica.

- Ansiedade

- Fobias e medos

- Depressão

- Dependência a drogas (tabagismo, alcoolismo, etc.).

- Controle da compulsão alimentar e auxilio ao tratamento da obesidade ou sobrepeso.

- Enxaquecas e dores de cabeça tensionais

- Dores crônicas lombares, nuca, ombro, etc.

- Hipertensão arterial

- Problemas musculares

- Reabilitação neuromuscular em sequelas de AVC
- Doenças alérgicas

- Insônia

- Aprimoramento pessoal e profissional, melhorando a desempenho no trabalho.

- Diabetes

- Colesterol

- Problemas ginecológicos

- Distúrbios de aprendizagem

- Entre outros problemas

    Lembrando sempre que todos os tratamentos serão feitos paralelamente ao trabalho médico, não sendo autorizado e nem incentivando ao paciente a parar com o tratamento sem autorização de seu médico.


Texto Informativo: Dra. Maria Lúcia Carvalho
                             www.saudeintegralnanet.com




2 comentários: