segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Massagem

Receber uma massagem é sem dúvida um presente para nosso corpo. Além de proporcionar uma sensação de prazer, ela pode nos beneficiar com resultados extremamente positivos para nossa saúde.
Nosso corpo já diz isto intuitivamente, quando em uma dor, massageamos automaticamente com nossas próprias mãos, o local atingido.
Quem nunca levou a mão ao dedinho do pé, após aquela infeliz "topada"? Ui... Não é bom nem lembrar...
Isto ocorre porque a massagem alivia o estímulo ocasionado pela "topada" aos nociceptores localizados nas extremidades de nossa pele. (Fonte da Foto: Arquivo Divino Corpo)
Esses nociceptores são terminações nervosas, que recebem estímulos externos e levam ao cérebro para serem decodificadas e retornarem com uma reação.
No caso da lesão ( a topada) o cérebro envia a reação da dor, como um aviso " cuidado, você está se machucando". A dor é na verdade um alerta, que o cérebro dá, para que a pessoa veja, que se continuar a bater, pode lesar seriamente o local...
A massagem vem como um remédio, uma resposta... "sim, eu entendi, não vou continuar a me machucar"
Outro tipo de massagem que fazemos e esfregar nossas mãos nos olhos, para desembaçar nossa visão após um dia exaustivo, ou logo que levantamos.
Neste caso, ela passa a não ser tão benéfica, pois, na medida em que esfregamos as mãos nos olhos, comprimimos o globo ocular. E dependendo da fricção ou da pressão exercida, podemos, ao invés de beneficiar, prejudicar nossos olhos.
A isto chamamos de indicações e contra-indicações.
No primeiro caso a massagem é indicada, já no segundo caso ela é contra-indicada, o que nos leva a uma reflexão. "Qualquer técnica de massagem é indicada a qualquer tipo de pessoa?"
Encontramos no mercado infinitas técnicas de massagem, técnicas milenares, tanto orientais quanto ocidentais.
O profissional que executa a massagem deve ter um conhecimento profundo do corpo humano, assim como o conhecimento básico da fisiologia e patologias do mesmo.
Uma drenagem linfática por exemplo, é uma técnica muito comentada e utilizada em clinicas de estética.
Ela é uma técnica que estimula o sistema linfático, que é o nosso sistema de defesa.
Este sistema tem um tempo só dele, pois necessita deste tempo para combater os agentes invasores do nosso corpo. Com a massagem ele é acelerado.
No caso de um processo inflamatório ou infeccioso, o sistema lifático precisa do seu "tempo natural" para combater estes invasores, e com a massagem isto é impedido.
Portanto ao receber uma massagem de drenagem linfática, uma pessoa com um processo inflamatório mesmo que seja inicial, pode ficar mais suscetível à doença.
Como no caso da drenagem, outras técnicas devem ser utilizadas com cautela, pois assim como nos exemplos acima, a massagem pode ser indicada ou contra-indicada.
A pessoa que quer se utilizar da massagem como uma profissão, deve escolher com cuidado o curso que vai fazer para se profissionalizar, pois estes conhecimentos são imprescindíveis para um trabalho consciente, que venha agregar benefícios às pessoas.
Ser massagista não é só friccionar uma pessoa com um óleo aromático, mas é ser um agente da saúde, somando seu trabalho com profissionais de áreas correlatas de forma consciênte, levando benefícios aos seus clientes.

Fonte da foto: Arquivo Divino Corpo

Antes de procurar um massagista procure saber a sua formação, e antes de ser um massagista, procure um curso que o qualifique de forma correta.

Dra. Maria Lúcia

Site: www.saudeintegralnanet.com.br

Canais do YouTube:

Saúde Integral na Net



Um comentário:

  1. Adorei!
    Como sabe, sempre estarei acompanhando as postagens!
    Beijos com carinho;
    Bárbara

    ResponderExcluir