segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Massagem

Receber uma massagem é sem dúvida um presente para nosso corpo. Além de proporcionar uma sensação de prazer, ela pode nos beneficiar com resultados extremamente positivos para nossa saúde.
Nosso corpo já diz isto intuitivamente, quando em uma dor, massageamos automaticamente com nossas próprias mãos, o local atingido.
Quem nunca levou a mão ao dedinho do pé, após aquela infeliz "topada"? Ui... Não é bom nem lembrar...
Isto ocorre porque a massagem alivia o estímulo ocasionado pela "topada" aos nociceptores localizados nas extremidades de nossa pele. (Fonte da Foto: Arquivo Divino Corpo)
Esses nociceptores são terminações nervosas, que recebem estímulos externos e levam ao cérebro para serem decodificadas e retornarem com uma reação.
No caso da lesão ( a topada) o cérebro envia a reação da dor, como um aviso " cuidado, você está se machucando". A dor é na verdade um alerta, que o cérebro dá, para que a pessoa veja, que se continuar a bater, pode lesar seriamente o local...
A massagem vem como um remédio, uma resposta... "sim, eu entendi, não vou continuar a me machucar"
Outro tipo de massagem que fazemos e esfregar nossas mãos nos olhos, para desembaçar nossa visão após um dia exaustivo, ou logo que levantamos.
Neste caso, ela passa a não ser tão benéfica, pois, na medida em que esfregamos as mãos nos olhos, comprimimos o globo ocular. E dependendo da fricção ou da pressão exercida, podemos, ao invés de beneficiar, prejudicar nossos olhos.
A isto chamamos de indicações e contra-indicações.
No primeiro caso a massagem é indicada, já no segundo caso ela é contra-indicada, o que nos leva a uma reflexão. "Qualquer técnica de massagem é indicada a qualquer tipo de pessoa?"
Encontramos no mercado infinitas técnicas de massagem, técnicas milenares, tanto orientais quanto ocidentais.
O profissional que executa a massagem deve ter um conhecimento profundo do corpo humano, assim como o conhecimento básico da fisiologia e patologias do mesmo.
Uma drenagem linfática por exemplo, é uma técnica muito comentada e utilizada em clinicas de estética.
Ela é uma técnica que estimula o sistema linfático, que é o nosso sistema de defesa.
Este sistema tem um tempo só dele, pois necessita deste tempo para combater os agentes invasores do nosso corpo. Com a massagem ele é acelerado.
No caso de um processo inflamatório ou infeccioso, o sistema lifático precisa do seu "tempo natural" para combater estes invasores, e com a massagem isto é impedido.
Portanto ao receber uma massagem de drenagem linfática, uma pessoa com um processo inflamatório mesmo que seja inicial, pode ficar mais suscetível à doença.
Como no caso da drenagem, outras técnicas devem ser utilizadas com cautela, pois assim como nos exemplos acima, a massagem pode ser indicada ou contra-indicada.
A pessoa que quer se utilizar da massagem como uma profissão, deve escolher com cuidado o curso que vai fazer para se profissionalizar, pois estes conhecimentos são imprescindíveis para um trabalho consciente, que venha agregar benefícios às pessoas.
Ser massagista não é só friccionar uma pessoa com um óleo aromático, mas é ser um agente da saúde, somando seu trabalho com profissionais de áreas correlatas de forma consciênte, levando benefícios aos seus clientes.

Fonte da foto: Arquivo Divino Corpo

Antes de procurar um massagista procure saber a sua formação, e antes de ser um massagista, procure um curso que o qualifique de forma correta.

Dra. Maria Lúcia

Site: www.saudeintegralnanet.com.br

Canais do YouTube:

Saúde Integral na Net



sábado, 15 de agosto de 2009

CAFÉTERAPIA

Hummm... Que cheirinho bom!!!
Todo mundo conhece o sabor e o aroma de um cafézinho passado na hora. E há quem não sobreviva sem ele.
Seu aroma pode estimular zonas do cerebro que reportam à sensação de prazer.
O uso do café já data de alguns séculos e sabe-se que ele em pequenas doses é estimulante, devido a uma substância chamada cafeína que age no sistema nervoso central. A cafeína é um alcalóide do grupo das xantinas. (É um produto do metabolismo secundário de algumas plantas). (Foto: www.senado.gov.br).
Porém, este grão não contém só esta substância, mas possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, minerais com potássio, cálcio, zinco entre outros e mais uma substância chamada polifenól, no caso do café, o ácido clorogênico.
Esta substância é responsável por uma determinada proteção das células contra o envelhecimento causado por fatores externos, por isso a chamamos de antioxidante.
Devido a isso o café passou a ser recomendado até mesmo como alimento funcional, no combate ao câncer, depressão, entre outras doenças.
A cosmetologia também busca na natureza, propriedades que possam auxiliar o dia-a-dia no combate ao envelhecimento da pele, cabelos, unhas etc.
O uso do extrato de café em cosméticos é uma das maiores novidades e não se fala em outro ativo que modele tanto o corpo reduzindo o aspecto de casca de laranja ocasionado pela celulite, como a cafeína.
Os cremes formulados hoje para os profissionais de estética, contém quase que obrigatóriamente o extrato de café, fazendo dele um produto altamente eficaz, devido ao estímulo na circulação periférica e o alto poder de combate ao envelhecimento celular.
Efetuar uma massagem modeladora com um creme contendo extrato de café, pode gerar resultados extremamente significativos, assim como uma pele hidratada e aveludada.
Qual é o esteticista que não fica gratificado em poder dar ao seu cliente um contorno mais elegante e esbelto?

(Fotos: Arquivo Divino Corpo)
Essa é uma das novidades da Divino Corpo. Um produto que reúne, além do extrato de café, contendo todas essas propriedades ativadoras, um complexo de extratos vegetais que vêm complementar a sua ação lipolítica.
Então... que tal um cafézinho?
Dra. Maria Lúcia


Site: www.saudeintegralnanet.com
http://agrandezadouniverso.blogspot.com/

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bendito é o fruto do seu ventre...

Falar das plantas para mim, é como se estivesse falando de um universo à parte. E que cuidado devo ter, pois estou apenas no começo da minha caminhada no que diz respeito ao conhecimento deste reino.
Me pergunto, por onde começar? Falando de uma planta específica? Ou de um produto de seu metabolismo? De uma tintura? de um medicamento fitoterápico?
Aí paro, e preparo um chá... sim... um chá reconfortante de capim limão (alguns chamam de erva-cidreira) para quem não sabe, Cymbopongon citratus (D.C.) Stapf. (fonte da imagem: celebreavida.wordpress.com).

Para falar a verdade, só este meu chá de capim limão (ou erva cidreira, como queira), já daria um livro... Você não acredita?
Vamos analisar quantos ítens poderíamos discorrer para conhecer mais profundamente o nosso cházinho de erva-cidreira.
Primeiro entenderíamos a sua origem, de onde ele veio? como foi descoberta a sua propriedade calmante? Como é o seu nome científico (esse eu já falei ali em cima...), de que família é?
Sim, porque as plantas também têm nome e sobrenome. Elas tem uma família.
Isso não é só. Poderíamos discorrer sobre sua composição, porque como o ser humano, ela é composta por células e moléculas.
Poderíamos escolher ainda, discorrer sobre os seus metabólitos ( são os produdos que a planta produz no decorrer da sua vida), e não é só... eles são primários e secundários...
Poderíamos ainda falar sobre quantas formas de uso tem, e mais ainda... Para quais finalidades pode ser utilizada. Poderíamos falar sobre o seu uso humano e veterinário. Sim, porque ela pode ser boa também para algum animal...
E mais, poderíamos falar sobre o seu uso externo... Sim... de que forma? pode ser em forma de pomada, ou de alguma máscara cosmética para o embelezamento da sua cútis...
Eu não disse que só deste cházinho daria um bom livro?
A minha intensão na verdade não é escrever um livro...pelo menos, não por hora...
O objetivo maior é começar a entrar neste reino tão vasto, pedindo licença com todo respeito, para que, com o aprendizado venhamos a formar uma parceria...
Uma parceria de uso racional e resultados excelentes...

Dra. Maria Lúcia

site: www.saudeintegralnanet.com
http://agrandezadouniverso.blogspot.com/










quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Matando um leão por dia

O trabalho do esteticista é muito gratificante, pois ajuda pessoas a sentirem-se bem com elas mesmas, amenizando seus níveis de estress e aumentando a sua auto-estima.
São milhares de técnicas, produtos, equipamentos que o mercado apresenta para o profissional se "armar" com os melhores mecanismos no combate à gordura localizada, flacidez, rugas, manchas etc.
Porém, na ansia de obter bons resultados, o profissional acaba por comprar produtos demais, equipamentos desnecessários, que por muitas vezes ficam ali parados, ou mesmo sendo mal utilizados.
Isso ocorre pela desinformação sobre o que comprar, qual produto é o melhor ou mesmo, se dois produtos não agem para a mesma finalidade levam muitas vezes o profissional a ter um gasto desnecessário para o seu trabalho, "engolindo" assim boa parte do seu lucro.
A importância de se conhecer o básico sobre anatomia, fisiologia, patologias superficiais, cosmetologia e eletroterapia é primordial para administrar bem o dinheiro na hora da compra e do uso de determinados cosméticos e equipamentos.
O conhecimento entretanto, não nasce da noite para o dia, é necessário abrir mão de boas horas do seu descanso para pesquisa, leituras, trocas de informações e experiências. Isso nem sempre é fácil, pois no dia-a-dia chegamos ao final deles cansadíssimos e apenas desejosos de um bom banho e um momento de relaxamento.
Nem sempre é fácil neste momento sentar-se na frente de um computador, ou mesmo na frente de um livro e dedicar-se a entender palavras técnicas que por vezes não fazem parte de nosso vocabulário.
Mas o mercado está aí, competitivo e voraz, tentando engolir aqueles que estão despreparados mediante a infinidade de opções.
Não tem outra alternativa, ou você se lança em uma viagem sem volta da pesquisa ou perde para a concorrência.
Mas todo esforço é recompensado. No conhecimeto gasta-se menos, serve-se melhor o cliente e ganha-se de todas as formas, finceiramente, intelectualmente e na auto-estima.
Eu só posso ajudar pessoas a serem felizes se eu me fizer feliz primeiro.
É assim que se mata um leão por dia... Passando por cima das dificuldades, do cansaço e das limitações...
Dra. Maria Lúcia
site: www.saudeintegralnanet.com
http://agrandezadouniverso.blogspot.com/