segunda-feira, 21 de maio de 2012

O CONTROLE DA DOR NA FIBROMIALGIA – TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA E NÃO MEDICAMENTOSA


Pode-se dizer que a fibromialgia é uma síndrome, pois ela é um conjunto de sinais e sintomas onde o principal aspecto é o aumento da sensibilidade da dor. Ou seja, o paciente com fibromialgia sente a dor em um nível maior do que a maioria das pessoas.
É uma patologia real, que acomete na maioria das vezes as mulheres, devido a sua compleição física mais sensível, mas podendo também ocorrer em homens.
Os sintomas que podem acompanhar o quadro, além das dores generalizadas e crônicas (perduram por mais de três meses), incluem fadiga, indisposição, disturbios do sono, presença de cinco ou mais pontos gatilhos, ou seja, áreas de hipersensibilidade, cefaléias, ansiedade, podendo desencadear para um processo depressivo, ou vice-versa, sendo que, o quadro emocional do paciente pode modular a intensidade da dor.

Pontos gatilhos 



Pontos de hipersensibilidade da dor



A fibromialgia é uma doença reumática, ou seja, envolve o sistema músculo-esquelético, sendo basicamente de origem inflamatória.
A medicina qualifica a fibromialgia como uma doença sem cura, mas os tratamentos podem melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente e a diminuição das crises dolorosas.

O tratamento para fibromialgia baseia-se em medicamentoso e não medicamentoso.

Na terapêutica medicamentosa, os anti-inflamatórios não são eficazes na fibromialgia, entretanto, associados à outros medicamentos, podem auxiliar no controle da dor. A terapêutica baseia-se também nos antidepressivos, sendo que os da classe dos tricíclicos, são a primeira opção de tratamento, devido a sua ação anestésica indireta.
Já os mediadores do sono, têm sido recomendados quando não se consegue o controle com os antidepressivos, sendo o zolpidem o mais indicado, pelo fato da droga não interagir com outros medicamentos, devendo apenas ser monitorado em uso concomitante com os depressores do sistema nervoso central, e também, por não alterar a estrutura do sono.

Medicações tópicas, também tem tido efeitos comprovados no controle da dor, sendo encontrados em forma de géis e emplastros.

Emplastros

Outros medicamentos como analgésicos e miorrelaxantes também são utilizados não sendo entretanto, opção única de tratamento, pois eles apenas aliviam a dor para que o paciente consiga realizar suas tarefas diárias.

Tratamento não medicamentoso:

A atividade física é sem dúvida o ponto mais importante do tratamento, sendo que se esta for regular, é a única maneira de restaurar o paciente para uma vida normal e produtiva.


Atividade física



Todas os outros tratamentos devem conduzir o paciente à uma maior disposição para a prática da atividade física, seja caminhada, natação, hidroginástica, fisioterapia, entre outros.
O tratamento do sono, tem como objetivo melhorar a sua qualidade e não a quantidade de horas dormidas, pois o paciente deve estar mais descansado ao acordar do que ao dormir, diminuindo desta forma o stress e ansiedade. Para isso, pode-se incluir as massagens relaxantes, neurometria funcional ou neurofeedback,florais e relaxamentos.




Controle mental computadorizado – Neurometria funcional no combate a ansiedade, insônia, stress.



No tratamento das condições dolorosas, pode-se trabalhar com a acupuntura, auriculopuntura, aplicação de pastilhas de silício nos pontos gatilhos e argilaterapia no local da dor.



Acupuntura no combate à dor


Lembrando sempre que o terapêuta deve trabalhar complementando o trabalho médico e não autorizar e nem incentivar a interrupção medicamentosa sem o consentimento do mesmo.

Texto informativo: Dra. Maria Lúcia Carvalho



11 comentários:

  1. Dr Maria Lúcia
    boa noite.
    fui diagnosticada com fibromialgia há 10 anos hoje tenho 47 é sofro muito com dores constantes é etemporarias,natação,acumputura,caminhada,médicação anti depresiva ................
    não sei mais o que fazer pois agora com a aproximação da menopausa sei que vai piorar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Jack, você conhece a neurometria? Ela é uma técnica moderna, que auxilia você ter um controle mental maior sobre seu corpo, ensinando seu cérebro a fazer novas sinapses (aprendizados), é muito eficaz no controle de dores, e também as massagens relaxantes podem ajudar.

    ResponderExcluir
  3. OLA DR MARIA LUCIA,BOA TARDE ,SOU DE TERESINA PIAUI ,TENHO FIBROMIALGIA 8 ANOS ,ACHO QUE ATÉ MAIS TEMPO ,MAIS SOFRI MUITO ATÉ QUE OS MÉDICOS DETECTASSE,PASSEI MAIS DE ANOS AFASTADO DO SERVIÇO,DOE A ALMA ,VOLTEI PARA O SERVIÇO MAIS INTERNO ,NÃO POSSO TRABALHAR MAIS EXTERNO ,POIS O MEDICO NÃO LIBEROU,SOFRI MUITO ATÉ QUE O MEDICO ACERTASSE DESCOBRISSE O QUE EU TINHA ,HOJE MELHOR DEVIDAMENTE A MEDICAÇÃO ,MAIS TEM NOITE QUE QUASE NÃO DURMO.UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barradas, em primeiro lugar, obrigada por prestigiar o meu blog.
      Tive o prazer de conhecer sua terra, e as lindas dunas de areia.
      Quanto às suas dores, com certeza, deve sofrer muito pois as dores da fibromialgia são reais e o limite de quem sofre é muito maior do que os que não a tem.
      O que eu acho que pode te ajudar um pouco é a neurometria, que voce faz para controle mental, programando sua mente para lidar com a dor, diminuindo dessa forma o limiar da dor. Não sei onde voce poderia fazer aí, mas você poderá encontrar como biofeedback ou neurometria.
      Espero que encontre algum profissional que possa te ajudar...

      Excluir
    2. Fui diagnosticada com Fibro há pelo menos 8 anos, já realizei diversos tratamentos medicamentosos e não medicamentosos... Por último, devido à uma lesão em meus joelhos, tive de voltar a fazer tratamento medicamentoso e o meu reumatologista,me prescreveu o Cymbalta. Comei a tomá-lo na sexta feira (12/10/2012) e parei antes de ontem, pois tive muitos sintomas e fui parar no hospital. Os sintomas foram: pressão alta,enxaqueca, tontura variação de temperatura em intervalos de 2 minutos (hipo/hipertermia - com calafrios intensos), cianose, vistas turvas e pânico. A médica do plantão pediu para que eu suspendesse o uso e procurasse o meu médico que no momento está viajando. Portanto, eu gostaria de saber se estes sintomas foram mesmo por causa do medicamento ou se pode ser outra coisa. Também, gostaria de saber se devo mesmo interromper o tratamento. Desde já agradeço e aguardo orientações ansiosa. Natália - 28 anos

      Excluir
    3. Olá Naty, imagino o quanto deve ter sofrido nesses anos todos, pois esse é um problema que afeta o físico e o psíquico.
      A luta pelo combate à fibromialgia é realmente longo e deve ser contínuo, incluindo uma série de terapêuticas se complementando, para dar uma melhor qualidade de vida ao seu portador.
      Quanto ao medicamento, realmente, pode sim ter causado todos os sintomas relatados,e também deve-se avaliar se você tenha ingerido outras substâncias medicamentosas ou não, que tenham interagido com o ele, ocasionando as reações. A médica que te orientou a parar tem mais autoridade que eu, mas eu acredito que ela está certa, pois todo medicamento deve ser avaliado em seu risco x benefício para então determinar-se o seu emprego à terapêutica.
      Eu acredito também, que o seu médico faria a mesma coisa, visto que foram reações adversas fortes e trocaria (trocará) seu medicamento, mas para isso você terá que passar por outra anamnese para que ele possa concluir se foi o medicamento ou não.
      Já que seu médico está viajando, quem sabe se você procura um acupunturista ou mesmo um biofeedbackterapeuta para você aprender a controlar os níveis de dores, através de novos padrões mentais. A eficácia deste tipo de terapia já é comprovada e muito divulgada em países de primeiro mundo.
      Espero tê-la ajudado e que você encontre um caminho para a cura ou diminuição da dor.
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá Dra. Maria Lúcia, parabéns pelo blog. Apesar de eu tratar a fibromialgia eu tenho alguns "ataques" em que sinto dores muito intensas pelo corpo todo, especialmente panturrilha, ombros, antebraços e nuca. Durante estes momentos minhas atividades acadêmicas e profissionais ficam extremamente prejudicadas, uma vez que não consigo me concentrar frente à dor.O que posso fazer durante esses "ataques" para não prejudicar meu desempenho acadêmico/profissional? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raquel, obrigada por prestigiar o blog.
      Quanto ao tratamento da fibromialgia é importante que você faça e se possível todas as alternativas de controle de dor.
      Para eu te ajudar mais, eu precisaria saber o que exatamente você faz direcionado a este problema.
      Fico no aguardo para poder te orientar com mais precisão.
      Grande abraço,

      Excluir
  5. Bom Dia Drª.
    Tenho 34 anos e a anos sinto dores de coluna e nas juntas do joelho e braço.agora a dor mas forte que sinto é na região do pescoço nuca e ombros fico durinha sem posição pra dormir.dor de cabeça.fico irritada mas nunca passei em reumatologista...será que isso pode ser fibromialgia???Uso o salompas para diminuir as dores do pescoço..

    ResponderExcluir
  6. Boa noite ou Bom dia... como sempre estou acordada este horário,
    bom hoje agendei a pericia de auxilio doença e fui na UPA da minha cidade consultar com um clinico geral, pois aqui não existe tratamento pelo SUS para a fibromialgia.
    Cansei de lutar, o medico apenas me disse que os peritos dão caso indeferido para a FM sempre, pois não tenho nenhum sintoma aparente de doença ???!!!! gente estou revoltada, e gostaria de saber se alguem, ou se a Dra, poderia me dizer se é verdade mesmo. Obrigada, meu emal é: fefameira@hotmail.com , se alguem tiver alguma resposta.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dra. Maria Lúcia!
    Também me chamo Maria Lúcia (Malú)... muito bacana seu blog!
    Tenho fibromialgia e estou terminando com muitas lutas a faculdade de psicologia...último semestre... que correria...rs
    Meu TCC é sobre fibromialgia. Também estou me aventurando no mundo dos blogs...rs
    De tudo, minha maior dificuldade é aderir à prática de exercícios... mesmo sabendo ser de extrema importância.
    Um abraço.

    ResponderExcluir