segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PRINCÍPIOS ATIVOS

Em cosmetologia, fitoterapia, ou mesmo alopatia, ouvimos muito falar em PRINCÍPIOS ATIVOS.
Um princípio ativo é uma substância que tem uma ação biológica, ou seja, é esta substância que faz aquele cosmético, ou fitoterápico ou mesmo de algum medicamento alopático tenha o efeito desejado.
Vamos aos exemplos, em um creme de massagem caféterapia, contém várias substâncias associadas, como no caso da cafeína, contida no extrato de café, esta substância é um  dos PRINCÍPIOS ATIVOS contidos no creme, ela é uma das substâncias que fazem a ação lipolítica do produto. Num remédio fitoterápico por exemplo, o chá de Sene (Cassia angustifolia V.), que age como laxante, tem na verdade um complexo de substâncias que dão à planta essa característica como as mucilagens, flavonóides e glicosídeos, neste caso estes são os seus PRINCÍPIOS ATIVOS e pegando um remédio alopático comum, que a maioria das pessoas já ouviram falar, o Doril ( sua dor sumiu...), seu princípio ativo é o Ácido Acetilsalicílico + Cafeína.
Bom, vamos lá... Já deu para entender doque se trata um princípio ativo. É a substância, (ou o conjunto de...) que fazem a ação daquele medicamento ou cosmético.
Mas de onde surgem?
O princípio ativo pode ser de origem vegetal, como de origem animal ou microbiano.
Ele pode ser retirado de uma planta e utilizado diretemamente no  produto sendo classificado aí como princípio ativo vegetal, pode ainda ser semi-sintético, ou seja, pega-se uma molécula natural e faz-se uma transformação laboratorial com determinadas finalidades, por exemplo de melhoramento do seu emprego e de sua ação farmacológica , e num terceiro caso, também pode ser sintético, ou seja, pode ser totalmente produzido em laboratório, após estudos. A ciência que estuda as transformações moleculares para melhoramento farmacológico, ou a  sintese molecular, chama-se Química Farmacêutica.
A primeira molécula acima à direita, é a molécula da cafeína, logo abaixo à esquerda, temos a molécula do ácido acetilsalicílico. As imagens foram retiradas da internet. Sites: www.diariodasaude.com.br e www.3dchem.com
Dra. Maria Lúcia

Site: www.saudeintegralnanet.com

6 comentários:

  1. Através de um comentário seu no meu blog http://wwwnovas.blogspot.com/ vim encontrar este blogue da sua autoria. Gostei do que li pelo que lhe envio os meus parabéns . Continue a escrever. Vou recomendar a leitura a amigos meus . Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professor, com seja bem vindo o sr e seus amigos, também estarei visitando o seu blog sempre. Um abraço para a terra mãe!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá sou aluna de estética do Senac, estava pesquisando princípios ativos e encontrei seu Blog.Poderia me indicar um siet, livros, qualquer meio onde eu encontre muitos princípios ativos animais, vegetais, sintéticos e minerais?Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Você pode encontrar no site www.scielo.org
    Ali você poderá encontrar trabalhos científicos reconhecidos! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Oii, estava procurando sobre principios ativos, então encontrei seu blog. adorei seus textos, todos de facil compreensão. Principalmente por que estou cursando farmacia. Sempre estarei por aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que bom Tamires, o objetivo é mesmo auxiliar na compreensão da fitoterapa...pena que estou sem tempo para postar, mas logo colocarei mais textos.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir