sábado, 12 de maio de 2012

ACUPUNTURA AURICULAR


Acupuntura auricular, auriculopuntura, ou aurículo terapia é técnica ramificada da acupuntura, também denominada micro sistema. 
É uma terapia que estimula através de pontos da orelha, órgãos e partes do corpo, visando equilibrar a energia estabelecendo desta forma a saúde geral. 


Essa estimulação se dá através da aplicação local com finíssimas agulhas, sementes de mostarda, cristais, esferas de aço, ouro ou prata, eletroestimulação, laser, cromoterapia ou moxabustão.  Enfim, dependendo da anamnese feita, o profissional verificará na hora da aplicação o melhor método escolhido.
Paul Nogier

O pai da acupuntura auricular é o médico francês Paul Nogier, devido a ele ter sido o primeiro a sistematizar a a técnica, desenvolvendo métodos de diagnóstico e tratamento, criando também um mapa específico com a representação de todo  o organismo; e se observarmos o formato da orelha, observaremos que ela se assemelha a um feto, com a cabeça para baixo.



Os pontos auriculares refletem fielmente a atividade funcional de todo nosso corpo e a relação tríplice: ponto - cérebro - órgão é que torna a auriculopuntura utilizável no tratamento de diversas enfermidades, com respostas tão rápidas.
É um complexo neuro-hormonal e vascular, com uma ou mais funções, pois cada ponto é uma terminação nervosa ligada ao córtex cerebral pelos ramos nervosos. Por ele passam artérias, veias e vasos linfáticos e certos pontos estimulam glândulas a produzirem hormônios que equilibram o organismo e além disso, do ponto de vista energético, um mesmo ponto, pode tratar diversos distúrbios.
Com a auriculopuntura é possível tratar desde um desiquilíbrio físico ou mental, podendo inclusive ser associada a qualquer outra terapia, não apresentando nenhuma contra-indicação.
A estimulação de pontos no pavilhão auricular data de muitos anos antes de Cristo. Na Grécia antiga, Hipócrates, considerado o pai da medicina, já realizava cauterizações atrás da orelha para tornar os homens inférteis, conforme descrito no livro "Geração".
O médico grego Ciplecladis, através de pequenos cortes nos vasos sanguíneos da parte posterior da orelha, curava impotência sexual e a esterilidade masculina.
Um fato interessante ligado a este fenômeno é um quadro que se encontra no museu do Prado em Madri, do pintor Hieronimus Bosch, do século XVI, intitulado " O jardim das delícias", onde se vê duas orelhas separadas por uma faca, representando um pênis ereto e os testículos, enquanto um diabinho punciona ambas as orelhas com uma só agulha. Diante de tal figura o médico Dr. Paul Nogier e seu discípulo Dr. Bourdiol resolveram testar tais pontos.

O quadro "O jardim das delícias" de Bosch com a orelha sendo puncionada pelo diabo.

Quando se encontraram para comparar os resultados, surpreenderam-se, pois com o mesmo ponto o Dr. Bourdiol tratou uma senhora com ardente desejo sexual que sofria muito quando seu marido viajava e necessitava portanto de autocontrole, e ao estimular tal ponto, os desejos em excesso se extinguiram. Já o Dr. Nogier usou o mesmo ponto para tratar um senhor impotente que com o tratamento recuperou-se.
Comparando-se os resultados obtidos com o quadro do pintor Hieronimus, pode-se perceber que o paraíso seria a  potencia sexual e o diabinho a impotência e a frigidez.
Já na China, em 1958, foi publicado na revista de Medicina Tradicional de Shangai e chegou às mãos do presidente da época "Mao", que viu na técnica uma forma de simplificar a acupuntura.
A acupuntura auricular passou a ter mais assimilação por parte dos técnicos da época, que adaptaram às noções de meridianos Yin e Yang, passando a ter um progresso vertiginoso nos últimos 30 anos, com as pesquisas de instituições de alto nível como o Instituto de Investigação de Medicina Tradicional Chinesa, o Instituto de Fisiologia de Shangai, o Instituto de Investigações Biológicas da China, Universidade de Medicina de Ha Er Bing, entre outras.

O mapa utilizado na China é o da professora Huang Li Chung que editou em 1991, em Pequim, um dos tratados mais importantes da auriculoterapia, intitulado Tratado sobre o Diagnóstico e Tratamento através de Pontos Auriculares.
Mas apesar das divergências existentes entre a escola chinesa e da escola francesa, o que interessa mesmo, é que ambas produzem resultados excelentes, não deixando dúvidas quanto aos benefícios da aplicação da auriculopuntura.
Mapa da Escola Chinesa e da Escola Francesa

O profissional escolhe qual escola praticar, podendo ser apenas uma das duas, ou as duas intercaladas. O importante é que este profissional seja qualificado, para que, sendo feito uma boa anamnese, encontre os pontos certos para que haja uma resposta rápida e eficaz!

Texto informativo:   Dra. Maria Lúcia Carvalho



3 comentários: